HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE PORTO VELHO PROMOVE AÇÃO SOBRE O DIA NACIONAL DO CONTROLE DAS INFECÇÕES HOSPITALARES
Porto Velho (RO) – No dia 16 de maio de 2024, a 2º Tenente OMT Ingride Evellen Franco Lima Pessoa, com apoio da 2ª Tenente OTT Adriana de Lourdes Loures Magalhaes Araujo, 2ª Tenente OFT Tamara Silva Martins e 2ª Tenente OTT Ana Cristina Holanda Silva, realizaram uma ação no Hospital de Guarnição de Porto Velho (HGuPV) sobre o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares.
A ação enfatizou o Art. 1° da Lei nº 11.723/2.008, no qual é instituído o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, a ser comemorado anualmente no dia 15 de maio, visando conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores da saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares.
A Infecção Hospitalar pode ser adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta. As bactérias, se tornaram resistentes aos antibióticos hoje disponíveis, principalmente devido à pressão seletiva exercida pelo uso abusivo de antibióticos em todos os cenários (dentro e fora do hospital). A infecção hospitalar é causa importante de morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública.
Durante a ação, os envolvidos estiveram em cada seção, conscientizando e explanando sobre a higienização das mãos e controle de infecção.
Hospital de Guarnição de Porto Velho - Sentinela da Saúde na Amazônia Ocidental.
Créditos: Com Soc